segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENTREVISTA COM O CIDADÃO E DEPUTADO ESTAUAL PRESIDENTE DA ALERJ (CÂMARA DOS DEPUTADOS) CORONEL JAIRO


A HISTÓRIA DE UM HOMEM APAIXONADO PELO LUGAR DE ONDE NASCEU CRESCEU E VIVE ATÉ HOJE.
Jairo Souza Santos nasceu no dia 20 de outubro de 1949, Casado com dona Manuela e pai de dois filhos (o vereador Dr. Jairinho e a advogada e fisioterapeuta Thalita). De família humilde, formou-se em Direito, Administração de Empresas e Jornalismo, foi comentarista esportivo na televisão e dedicou-se à poesia (com livro publicado Pedaços de Vida, que traz poemas sobre o amor, a infância e a família). Determinado, fez carreira na Academia de Polícia Militar, onde alcançou o posto de coronel. Foi eleito presidente do Ceres Futebol Clube, fiel às suas origens e apaixonado pelo lugar e pelo povo de onde nasceu nunca deixou de exaltar a Zona Oeste, sua terra e sua gente. Em 2002, elegeu-se deputado estadual pelo PSC, com mais de 20 mil votos. No seu primeiro mandato, foi escolhido líder do PSC, presidente da Comissão de Segurança Pública e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Em 2006, conquistou o segundo mandato com uma vitória consagrada: 50.818 votos, a maior votação de um deputado da Zona Oeste. Na atual legislatura, ele ocupa a presidência da Alerj (pela 1ª vez um político da zona oeste ocupa a presidência da câmara dos deputados). Ao longo de sua vida parlamentar, o Coronel Jairo tem se dedicado a construir uma sociedade mais justa e com oportunidades, a sua atividade parlamentar demonstra uma forte preocupação com a educação, segurança pública e a saúde. São de sua autoria o projeto de lei 702/2003, que serviu de base para a construção da primeira universidade pública da Zona Oeste. A Uezo foi inaugurada em 2006, com o objetivo de capacitar trabalhadores para as indústrias que estão chegando à região e também para o Pólo Gás-Químico de Duque de Caxias. Policial militar há mais de 30 anos, o deputado é autor da Lei 4848/2006, que muda a carteira funcional de PMs e bombeiros ao passarem para a reserva. A identidade registrará o posto ou graduação que os servidores passarão a ocupar na reserva, de acordo com seus vencimentos. Dentre todas estas, na entrevista o presidente da Alerj, Coronel Jairo nos fala de vários outros projetos de sua autoria que ainda estão por vir e que vai revolucionar a zona oeste.

Blog do jornal nossa gente: Recentes pesquisas revelaram que 68% da população têm a preocupação com a saúde, fale um pouco da Upas.

Coronel Jairo: As Upas são um gol de placa do meu mandato, nos grandes hospitais de saúde, como por ex: Albert Schweitzer, Rocha Faria, Carlos Chagas entre outros, estão assoberbados, o pai e a mãe que tinha que levar a criança em uma emergência para fazer uma simples nebulização, se deparava com cenas horríveis, pessoas baleadas, esfaqueadas, infartadas, enfim a criança com certeza saia dali com o psicológico abalado sem contar com o risco de infecção hospitalar, a UPA veio para resgatar o atendimento de qualidade e a dignidade da população da zona oeste, todo equipamento é de primeira qualidade, inclusive o atendimento, tenho que admitir que as vezes faltam médicos, mas este é um fator humano, não temos como evitar, este contratempo acontece em qualquer lugar.

Blog jng:O político Waldemar Viana, ficou conhecido devido ao projeto que levou o Hospital Olivério Cremer que fica ao lado do Albert Schweitzer na zona oeste e que hoje se encontra abandonado, o senhor tem algum projeto de revitalização para o hospital?

CJ:Existe um projeto já aprovado pelo governador Sergio Cabral onde o hospital Olivério Cremer, vai virar o hospital da mulher com maternidade, um projeto meu na assembléia.

Blog jng: José Pinotti criou a lei da mamografia, onde mulheres com idade a partir de 40 anos, tem o direito de fazer o exame gratuito, porém na zona oeste existe a carência deste equipamento forçando a mulher que precisa do exame a se deslocar para a zona sul ou centro.

CJ: O vereador Jairinho criou uma lei que dá gratuidade deste exame em qualquer hospital ou clínica particular, desde que seja na semana especificada pelo governo, o governo separa a semana da prevenção ao câncer de mama, nesta mesma semana a mulher tem o direito de fazer este exame gratuitamente em qualquer lugar. Sem contar que nos meus mandatos já foram doados equipamentos que muito em breve estarão em funcionamento.

Blog jng: Coronel nos conta um pouco da sua lei licença maternidade de 180 dias

CJ: As pesquisas revelaram que quanto mais a criança tem o contato com a mãe, melhor será o homem, sem contar que muitas doenças são evitadas e outras com curtos períodos de tratamento, devido ao contato do bebê com a mãe.

Blog jng:Fale um pouco a respeito da transformação da educação que o senhor está fazendo na zona oeste, como a vinda da UEZO(universidade pública no bairro de campo grande),FAETEC (no bairro de Bangu).

CJ: Acredito que só através da educação podemos melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Mão de obra especializada, nível médio técnico e Universidade, podem ajudar uma pessoa a ter oportunidade na vida. Tenho um projeto chamado ciclo social, que vai desde o bebê até a universidade, estou preparando uma cartilha deste projeto que será o legado do meu mandato.

Um comentário:

  1. Boaa Coronel, estamos juntos, rumo a vitoria, se assim os eleitores quizerem ...

    ResponderExcluir